Biografia

Meu pai, Zélio Estanagel de Barros nasceu na cidade de Guareí no interior do estado de São Paulo, em 03 de novembro de 1943, filho de Ataíde Estanagel de Barros e de Lázara de Oliveira Barros, querida dona Lazinha! É o segundo filho de uma turma de 10 irmãos. Quando tinha oito anos de idade seus pais deixaram o sítio no Guareí e passaram a morar em Itapetininga, onde seu pai conseguiu estabilidade financeira, como dono de várias casas de aluguel na nova cidade e como caminhoneiro, transportando lenha.
Desde menino meu pai tinha interesse em ganhar dinheiro e vivia planejando a melhor forma para isto. Foi engraxate, em feiras ele carregava as sacolas de compras das ¨madames¨, das bancas até seus carros, em troca de gorjetas e assim por diante, além de ajudar meu vô.
Com 18 anos se casou com a primeira esposa e nasceram quatro filhos: eu (Elizete), Eduardo, Eliana e Edson. Do segundo casamento nasceu o Tiago. Com o tempo os filhos se casaram, a família aumentou com a chegada das noras, genros, e em seguida foram chegando os netos. Hoje o Mateus é o caçula da família e alegria do ¨seu Zélio¨ .
Hoje meu pai está com 68 anos de vida e 8 netos. O Jean está com 19 anos, Willian 13 a., Guilherme 10 a., Caroline 17 a., Douglas 15 a., Henrique 15 a., Tamires 13 a. e o Mateus 2 a.
Com 65 anos conseguiu a aposentadoria, mas apesar dos problemas de saúde que enfrentou e ainda enfrenta, não consegue ficar quieto. Em 2009 teve um infarto, mas depois de todos os procedimentos médicos naturais, se recuperou muito bem, graças a Deus! Mas mantém-se sob medicamentos diários. Em 2011 fez um implante de prótese de fêmur, devido ao desgaste ósseo. As coisas estão encaminhando para que ele consiga realizar a mesma cirurgia na outra perna, no primeiro semestre deste ano (2012) devido ao mesmo problema. Enquanto isto segue fazendo sessão de aculputura e uso de analgésicos.
As coisas poderiam estar muito piores se ele não tivesse abandonado o cigarro aos 42 anos de idade, quando se tornou membro da igreja Congregação Cristã no Brasil.