Meu pai, Zélio Estanagel de Barros nasceu na cidade de Guareí no interior do estado de São Paulo, em 03 de novembro de 1943, filho de Ataíde Estanagel de Barros e de Lázara de Oliveira Barros, querida dona Lazinha! É o segundo filho de uma turma de 10 irmãos. Quando tinha oito anos de idade seus pais deixaram o sítio no Guareí e passaram a morar em Itapetininga, onde seu pai conseguiu estabilidade financeira, como dono de várias casas de aluguel na nova cidade e como caminhoneiro, transportando lenha.
Desde menino meu pai tinha interesse em ganhar dinheiro e vivia planejando a melhor forma para isto. Foi engraxate, em feiras ele carregava as sacolas de compras das ¨madames¨, das bancas até seus carros, em troca de gorjetas e assim por diante, além de ajudar meu vô.
Com 18 anos se casou com a primeira esposa e nasceram quatro filhos: eu (Elizete), Eduardo, Eliana e Edson. Do segundo casamento nasceu o Tiago. Com o tempo os filhos se casaram, a família aumentou com a chegada das noras, genros, e em seguida foram chegando os netos. Hoje o Mateus é o caçula da família e alegria do ¨seu Zélio¨ .
Hoje meu pai está com 68 anos de vida e 8 netos. O Jean está com 19 anos, Willian 13 a., Guilherme 10 a., Caroline 17 a., Douglas 15 a., Henrique 15 a., Tamires 13 a. e o Mateus 2 a.
Com 65 anos conseguiu a aposentadoria, mas apesar dos problemas de saúde que enfrentou e ainda enfrenta, não consegue ficar quieto. Em 2009 teve um infarto, mas depois de todos os procedimentos médicos naturais, se recuperou muito bem, graças a Deus! Mas mantém-se sob medicamentos diários. Em 2011 fez um implante de prótese de fêmur, devido ao desgaste ósseo. As coisas estão encaminhando para que ele consiga realizar a mesma cirurgia na outra perna, no primeiro semestre deste ano (2012) devido ao mesmo problema. Enquanto isto segue fazendo sessão de aculputura e uso de analgésicos.
As coisas poderiam estar muito piores se ele não tivesse abandonado o cigarro aos 42 anos de idade, quando se tornou membro da igreja Congregação Cristã no Brasil.